Veco Noticias Sapezal

Prolagos investe no desenvolvimento de tecnologias para aprimorar eficiência operacional

Ações têm foco na redução de perdas e aperfeiçoamento dos serviços prestados. Prolagos investe no desenvolvimento de tecnologias para aprimorar eficiência operacional

Prolagos

Pistola pneumática, hidro jato, abraçadeira para adutoras. Estas e outras tecnologias são desenvolvidas constantemente pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. O investimento tem como objetivo aprimorar a eficiência operacional, resultando em redução de perdas e no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. As ações fazem parte do Plano de Melhoria Contínua da concessionária.

Os equipamentos são idealizados pela equipe técnica da companhia. A cada nova necessidade, caso não haja as ferramentas necessárias no mercado, os colaboradores desenvolvem os dispositivos.

“Esses aparelhos são utilizados diariamente nos reparos do sistema de abastecimento de água e esgoto. Eles tornam nosso trabalho mais eficiente, diminuindo a abertura do solo, reduzindo o tempo das operações e a perda de água”, explica o supervisor operacional da Prolagos, Dinomar Mendes.

Um dos destaques é a abraçadeira. Desenvolvida na própria concessionária para reparos em adutoras (tubulação de grande porte que transporta a água para os centros de distribuição), ela torna desnecessário cortes nas tubulações, minimizando o desperdício desse bem precioso. O hidro jato, por outro lado, é um equipamento que já existe no mercado, mas foi adaptado para desentupir ramais, usando água em altas pressões, reduzindo os casos de abertura na rede de abastecimento.

“Nosso objetivo é tornar nossa operação cada vez mais eficiente e sustentável, por isso estamos sempre investindo em tecnologia e estimulando a cultura da inovação dentro da Prolagos” , disse o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Rolar para cima