Veco Noticias Sapezal

Ex-funcionária da Ford encontra novo ofício ao perder emprego: ‘Me encontrei’

Vanessa Souza trabalhava desde 2012 na fábrica da montadora em Taubaté, São Paulo. Desempregada, decidiu investir na carreira de designer de sobrancelhas: ‘Foi uma mudança radical’. Ex-funcionária da Ford encontra novo ofício ao perder emprego

O que parecia ser o fim do túnel, para Vanessa Souza era só começo. Em janeiro de 2021, ela perdeu o emprego após a montadora Ford decidir fechar a fábrica de Taubaté, São Paulo. Junto com outros 830 funcionários que foram demitidos, Vanessa precisou dar um novo rumo ao seu futuro profissional.

Vanessa Souza, que trabalhava desde 2012 na fábrica da Ford em Taubaté, São Paulo, mostra a camisa que dizia vestir “com muito orgulho”

Profissão Repórter

“Ainda tinha muitos anos pela frente, ainda ia ficar por bastante tempo [na Ford]. Jamais imaginei que ia acontecer isso”, diz Vanessa, que é mãe de Beatriz, de 11 anos.

“A renda da minha casa depende apenas de mim. Não tenho nenhum outro tipo de renda. Tudo depende de mim. Quando recebi a notícia, minha filha estava do meu lado e disse: ‘Mãe, o que a gente vai fazer? Porque nunca vi você desempregada’. A única coisa que consegui dizer foi: ‘Filha, fica calma. A mãe sempre conseguiu resolver as coisas e vai resolver dessa vez’.”

Um mês depois de ter perdido o emprego na fábrica da Ford, Vanessa decidiu investir na carreira de designer de sobrancelhas. Ela substituiu o uniforme azul, que vestiu no antigo trabalho durante nove anos, por um jaleco branco.

Desempregada, Vanessa Souza decidiu investir na carreira de designer de sobrancelhas

Profissão Repórter

“Me encontrei nesse novo trabalho. Acho engraçado porque eu fazia um trabalho bruto, com peças grandes, e agora faço uma coisa tão delicada. Foi uma mudança radical. Muitas pessoas pensam que é uma loucura, mas a qualidade de vida acaba compensando”.

Assista à reportagem completa abaixo:

Profissão Repórter acompanha a luta dos funcionários da Ford em Taubaté, SP

Rolar para cima