Veco Noticias Sapezal

Escritora e cantora, Vera Capilé lança livro com histórias contadas pelo pai sobre MT antes da divisão do estado

“De Matto-Grosso a Mato Grosso” traz relatos do pai da escritora, que foi prefeito de Dourados antes da divisão do estado. Vera Capilé publica livro sobre história de Mato Grosso e sobre o pai dela João Augusto Capilé Junior

Arquivo Pessoal

A escritora e cantoria, Vera Capilé, vai lançar o livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso”, nesta sexta-feira (28), em uma live do Cine Teatro de Cuiabá. Esse é o primeiro livro da autora que conta a história do pai dela, João Augusto Capilé Júnior, que foi político antes da divisão do estado com Mato Grosso do Sul, em 1977.

Em 2007, ela começou a gravar entrevistas com o pai para que posteriormente ele escrevesse o próprio livro. Foram sete horas de gravações de histórias vividas por Sinjão, como era conhecido. Ela transcreveu todos as gravações e ele decidiu que a filha é quem iria escrever o livro por ter uma escrita muito boa.

“Ele leu o que peguei das gravações e disse que eu escrevia muito bem e que queria que eu fizesse o livro e publicasse”, afirma.

O livro conta desde a chegada da família Capilé em Mato Grosso até a aposentadoria e saída do pai dela do serviço público. Ela relata as conquistas dele como político e a personalidade. O pai dela faleceu em 2015.

Ele foi ex-prefeito de Dourados (MS) antes da divisão dos estados.

Sinjão, no centro da foto, com os oito filhos

Vera Capilé/Arquivo pessoal

Segundo a autora, Sinjão sempre incentivou os oito filhos a aprender sobre arte e, por incentivo dele, Vera aprendeu a cantar e compor músicas.

“Me sinto emocionada, é um dever cumprido, uma missão, porque meu pai faleceu aos 99 anos, lúcido e tocando violão, sempre incentivou a arte, a cantar, compor e agora fazer esse livro do desbravador, Sinjão João Capilé”, afirma.

Vera terminou de escrever o livro em 2015, mas pela publicação ter um custo muito alto, ela se inscreveu na Lei Aldir Blanc e foi financiada para que fizesse a publicação.

O lançamento será feito através de uma live nas redes sociais do CIne Teatro de Cuiabá, às 19h. Ela também será homenageada como mestra da cultura.

Rolar para cima