Veco Noticias Sapezal

31 de maio, segunda-feira

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado. Bom dia. Monitor da Violência mostra que Brasil teve queda de 11% nos assassinatos. Estudo feito em Serrana traz uma boa notícia: é possível controlar a pandemia com 75% da população vacinada. Ciclista que sofreu abordagem policial violenta fala com exclusividade ao Fantástico. Não entregou a declaração do IR? É hora de correr, hoje é o último dia. Copa América é suspensa na Argentina. E o casal de enfermeiras que espera quadrigêmeos. A seguir, os destaques desta segunda.

Monitor da Violência

O Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Após aumento nos crimes violentos em 2020, o país voltou a ter uma diminuição dos homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. É o que mostra Ferramenta criada pelo G1 que acompanha os assassinatos mês a mês. Veja os detalhes no Monitor da Violência.

PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra assassinatos mês a mês no país

METODOLOGIA: Monitor da Violência

? ???? Último dia do IR

Se você ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda é hora de correr: o prazo acaba às 23h59 de hoje. Especialistas recomendam que os contribuintes declarem o IR mesmo com eventual erro ou com informações incompletas. Isso porque a Receita dá a possibilidade de corrigir os dados depois. Então, lembre-se: é melhor cumprir o prazo do que pagar multa.

Precisa de uma ajuda? Veja o que mudou no IR deste ano

Quando e quanto vou receber de restituição?

Vacinação em massa em Serrana

Estudo revela que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada

O Fantástico teve acesso com exclusividade aos resultados do estudo em Serrana, no interior de SP, que vacinou em massa a população. E a notícia é bastante animadora: a pesquisa aponta que a pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% na cidade. O resultado, bastante positivo, mostra ainda mais a urgência de acelerar a vacinação no país.

E mais: Entenda como vacinação mudou situação de Serrana

Números da pandemia

O Brasil chegou a 462.092 mortes por Covid, com 950 óbitos registrados nas últimas 24 horas. É o que aponta o último balanço divulgado neste domingo (30) pelo consórcio de imprensa. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.844 –o terceiro aumento seguido.

Mais de 22 milhões de pessoas no Brasil receberam duas doses de vacinas

SC investiga suspeita de fungo em paciente com Covid

Nova variante, crise alimentar e fungo: pandemia na Índia em 3 pontos

O Assunto

Um massacre anunciado. O Assunto de hoje discute a escalada da violência e de invasões de garimpeiros a terras indígenas no Pará. Ouça:

Violência policial em Goiás

Fantástico conversa com ciclista negro que sofreu abordagem policial em Goiás

Imagens de uma abordagem policial causaram revolta nas redes sociais neste fim de semana. Filipe Ferreira fazia manobras de bicicleta e gravava quando foi abordado. No vídeo, um dos policiais desce do carro já com a arma apontada para ele. O Fantástico conversou com o ciclista, que disse estar assustado com a situação. “Estou me sentindo preso dentro de casa, sem poder sair para lugar nenhum”, contou. Veja a entrevista completa.

Mais violência policial

Daniel da Silva perdeu o olho após ser atingido por bala de borracha atirada pela PM em protesto contra Bolsonaro

Hugo Muniz

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse que os dois homens feridos no protesto de sábado (29) contra Bolsonaro serão indenizados pelo estado. As vítimas, que não participavam da manifestação no Recife, foram atingidos por balas de borracha nos olhos e perderam parte da visão. Em nota, a corregedoria da secretaria de Defesa Social de Pernambuco disse que está investigando os fatos, ouvindo testemunhas e policiais e que quatro PMs e o comandante da operação foram afastados.

FOTOS: Mônica Martelli, Fernanda Lima e mais artistas protestam contra Bolsonaro

OCTAVIO GUEDES: Bolsonarismo perde nas ruas e nas redes sociais

Rotina de preconceito e ameaças

Vereadoras trans no Brasil enfrentam rotina de preconceito, ameaças e violência

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Marielle Franco mostra em números a violência sofrida por mulheres trans eleitas no Brasil. Em 2020, o país elegeu 28 vereadoras trans – a maioria de partidos de esquerda. Todas relatam ter sofrido algum tipo de violência durante o exercício do mandato. Quase 23 % disseram ter recebido ameaças e quase metade delas partiram de indivíduos ou grupos não identificados.

‘Paredão de demissão’

VÍDEO: Áudio revela como foi ‘paredão’ de demissão em empresa de turismo no CE

O gerente de uma empresa de turismo em Fortaleza realizou um “paredão” com funcionários para decidir quem deveria ser desligado. No total foram três demitidos: uma vendedora, um fechador e o funcionário que não quis votar em ninguém. A reunião não foi registrada por câmeras, mas uma funcionária usou o celular para gravar tudo escondido. Ouça aqui.

????????????????

Nicolle Zabatiero e Mariana Battistino aguardam quatro filhos, que estão previstos para chegar no começo de setembro.

Arquivo pessoal

Foram quatro anos planejando uma gravidez. Nicolle Zabatiero e Mariana Battistini estudaram todo o processo, guardaram dinheiro e prepararam os familiares. Mas todo o planejamento foi por água abaixo: primeiro pela pandemia – as duas são enfermeiras. E depois, pela surpresa: uma gestação de quadrigêmeos. Conheça a história delas.

Copa América

Faltando duas semanas para o início da Copa América, a Conmebol anunciou na noite deste domingo que o torneio não será mais realizado na Argentina. Com o avanço da pandemia, autoridades locais vinham se posicionando contra a realização da competição. A confederação estuda agora onde realizar os jogos – e não descarta cancelar o torneio.

Os gols do Brasileirão

50 anos do Brasileirão: veja os gols da rodada do fim de semana

Viu isso?

Cuidado com golpistas: De cartão clonado a anúncio falso, golpes explodem na pandemia

Contradições em crime: Ministério Público investiga suposto suicídio com três tiros

Alta após Covid: Ator Rodrigo Sant’Anna tem alta após internação para tratar Covid

Auxílio Emergencial: Caixa paga beneficiários do Bolsa Família com NIS final 0 e encerra pagamentos da 2ª parcela

CPI da Covid: Renan diz que há provas de reuniões de Bolsonaro com ‘gabinete paralelo’

Rolar para cima