Veco Noticias Sapezal

Região tem queda nos números de Covid-19, mas passa dos 7,5 mil casos em uma semana

Número é 6,8% menor que na semana passada quando houve recorde. Quantidade de óbitos teve queda de 9,3%. Região registra queda de casos e mortes

Getty Images via BBC

Após um pico de casos e mortes na semana passada, a região de São Carlos e Araraquara registrou leve queda nos indicadores da doença entre sábado (12) e esta sexta-feira (18).

Nas 42 cidades foram registrados 7.519 infectados em sete dias, o que corresponde a uma queda de 6,8% em relação à semana passada (veja mais abaixo), interrompendo uma sequência de cinco semanas de alta.

Também foram confirmadas 174 mortes, 9,3% menos que nos sete dias anteriores. É a primeira vez, após quatro semanas que há queda no número de mortes, porém, o número ainda é superior a muitas semanas anteriores (veja gráfico abaixo).

Ao todo, as 42 cidades da área de cobertura somam 184.979 casos e 4.472 óbitos desde o início da pandemia. O levantamento foi feito pelo G1 São Carlos e Araraquara com base nos boletins epidemiológicos das prefeituras divulgados até a publicação dessa reportagem.

Mortes

Das 42 cidades da região, 33 registraram mortes por Covid-19, sendo que 16 tiveram aumento no número semanal de óbitos, cinco tiveram o mesmo número e 12 tiveram queda.

Araraquara teve o dobro de mortes registradas na semana anterior e encabeça a lista, com 22 óbitos.

Em seguida vem São Carlos e Rio Claro, com 20 óbitos cada. Sendo que Rio Claro registrou alta de sete mortes em relação à semana passada e São Carlos queda de 3.

Leme e Araras registram queda acentuada no número de óbitos: Araras passou de 17 para 5 e Leme de 29 para 14.

São João da Boa Vista teve 15 mortes nessa semana, o mesmo número da semana passada.

Também registraram óbitos por Covid-19 de 5 a 11 de junho:

9 óbitos – Mococa

6 óbitos – Pirassununga e Porto Ferreira

5 óbitos – Vargem Grande do Sul e Matão

4 óbitos – Caconde, Casa Branca e Conchal

3 óbitos – Américo Brasiliense, Santa Gertrudes, Brotas e Aguaí

2 óbitos – Gavião Peixoto, Santa Cruz da Conceição, Dourado, Ibaté, Santa Rita do Passa Quatro, Boa Esperança do Sul, Descalvado e Santa Cruz das Palmeiras

1 óbito – Motuca, Nova Europa, Rincão, Tambaú, Itobi, São Sebastião da Grama e São José do Rio Pardo

Casos

Junho já é o quarto mês da pandemia com maior número de casos, mesmo sem terminar. Já foram registrados 19.880 infectados, o que dá uma média de 1.104,4 casos por dia.

Nesta semana, a região alcançou 7.519 casos, segunda maior marca de toda a pandemia, ficando atrás apenas da semana passada quando foi registrado recorde de infectados.

Em relação à semana anterior, a reduçãono número de casos foi de 6,8%.

Das 42 cidades da região, 16 registram aumento de casos e 26 tiveram queda.

Pela segunda semana, Araraquara foi a cidade com mais casos: 934 infectados, seguida de Rio Claro, com 771, e São Carlos com 762.

Proporcionalmente, Itobi foi a cidade com maior alta. Saltou de 27 casos na semana passada para 74 nesta semana, um aumento de 174%.

A cidade com maior queda percentual foi Motuca, que confirmou 23 casos na semana passada e apenas 2 nesta.

Já em números absolutos, a maior alta foi de São João da Boa Vista, que teve 180 casos a mais, chegando a 453 nesta semana. E a maior queda foi de Leme, que teve 268 infectados a menos, com o registro de 473 nesta semana.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Rolar para cima