Veco Noticias Sapezal

Como são as provas no EAD

Saiba mais O ensino remoto tem crescido. Em 2020, ele foi a única opção na maioria dos meses. Neste ano, a previsão é que seja a alternativa por um bom tempo. Depois da pandemia, a modalidade a distância vai continuar. A previsão já era que crescesse, mesmo antes da pandemia. Agora, a adoção do EAD e ensino híbrido foi acelerada.

EAD

Divulgação

“Levando-se em consideração que, desde o ano passado, a quantidade de calouros de cursos 100% on-line ou híbridos é maior e deve se manter no mesmo patamar neste ano, nossa projeção é que o total de matrículas no EAD [ensino a distância] vai virar e será maior já em 2022”, disse Daniel Infante, sócio da Educa Insights.

Antes do coronavírus, a expectativa era que isso acontecesse em 2022.

Apesar das tendências de crescimento, o EAD tem muitos desafios. A aplicação de provas EAD é uma das preocupações dos professores e gestores. Neste artigo, vamos mostrar quais têm são as práticas mais comuns no ensino remoto.

Prova presencial

Fora das restrições da pandemia, é comum que o aluno precise ir a um polo da universidade EAD para fazer a prova. Costuma ser o único momento, em um curso 100% remoto, que o estudante comparece ao local. A ideia é garantir que o processo realmente funcione. Ou seja, que o aluno não possa colar.

Dessa forma, para o pós-pandemia, essa alternativa pode ser considerada como uma alternativa de nível médio para o educador e responsáveis pela administração do curso. Isso porque é necessário um certo esforço para a realização desses testes. Se a universidade for exclusivamente EAD, não tiver espaço físico, será preciso fazer parceria com outros locais.

Outra preocupação deve ser com a experiência do aluno. Ela é fundamental para o sucesso dos seus cursos. Por isso, se as provas forem presenciais, é recomendável conseguir pontos nos locais em que há mais alunos. A comodidade será um grande diferencial na hora de ele avaliar o seu curso.

On-line com mecanismos de controle

Para quem tem cursos 100% on-line e quer aplicar as avaliações da maneira mais segura, é possível em boas plataformas EAD. A prática mais comum é usar um controle de tempo a partir do início da aplicação da prova. É importante que os testes sejam aplicados de forma síncrona, ou seja, no mesmo horário.

Ainda é possível fornecer mais de um tipo de prova. Isso impede que os alunos se comuniquem para trocar informações. É o que acontece com o Enem, por exemplo, há múltiplas versões de um mesmo teste.

Claro, não é garantido que o aluno não consulte sites externos e amigos. Nas questões abertas, que requerem argumentação, é mais difícil que a cola funcione, já que é necessário elaborar o próprio ponto de vista.

É interessante checar se houve plágio quando você desconfiar. Normalmente, os professores têm o olhar clínico para esse tipo de atitude. Para confirmar, basta usar um programa anti-plágio.

Mas a prova on-line tem diversas vantagens exclusivas.

Facilidade

É muito mais simples elaborar provas em sistemas de testes on-line. Você pode armazenar questões coringa e atualizá-las de tempos em tempos. A partir daí, é só selecionar, montá-las é muito mais simples em plataformas EAD de excelência.

Em ambientes virtuais de aprendizagem avançados, os processos são entendidos de forma intuitiva. Além disso, há treinamentos para ensinar a usar tudo e suporte quando surgirem dificuldades. As empresas mais cuidadosas também elaboram tutoriais para ajudar aos professores e administradores.

Economia

Por ocorrer a distância, não é necessário ter um local para aplicação da avaliação digital. Ou seja, quem tem uma instituição 100% EAD economiza com aluguel, compra e manutenção de um lugar. Além disso, não é necessário se preocupar em fazer parceria com polos presenciais para realização das provas. Sem falar que não é preciso imprimir uma folha de papel. O processo é mais econômico e sustentável.

Correção automática para questões de múltipla escolha

Uma vantagem que agrada alunos e professores é a correção automática das provas de múltipla escolha. Dessa forma, os docentes não precisam conferir a pontuação dos estudantes de forma manual.

Logo depois da aplicação da prova, já é possível descobrir a pontuação de cada um da turma por meio da correção automática. O lançamento das notas também é facilitado e fica disponível no relatório de desempenho com o resultado de outros exercícios.

Dessa forma, os alunos não vão cobrar para saber como se saíram e os professores terão mais tempo para outras tarefas. O número de reclamações dos clientes diminui e a satisfação aumenta.

Provas no ensino híbrido

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), o EAD puro não é o futuro da educação, mas o ensino híbrido. Se essa for sua modalidade, a aplicação das provas é facilitada. Essa opção é interessante principalmente por proporcionar que os momentos presenciais mais importantes ocorram. Um deles é para realização de testes.

Nesse caso, não é preciso preocupação com espaço, já que espaço físico é pré-requisito para a adoção dessa forma de empreender na educação. Lembre-se que as vantagens das provas on-line citadas anteriormente deixam de existir. Mas você ganha a segurança contra cola.

Outra vantagem do ensino híbrido é poder oferecer aulas práticas. Alunos de cursos tecnólogos e de graduação mais práticos podem ver esses momentos presenciais como diferencial. Para os estudantes que fazem da capacitação uma oportunidade de melhorar o networking, a modalidade híbrida também tem benefícios exclusivos.

Devido às vantagens do curso híbrido, a Nochalks desenvolveu uma plataforma especial para esse tipo de ensino. Ela oferece toda segurança e ferramentas específicas para as aulas dessa modalidade. Conheça: https://nochalks.com/ensino-hibrido

Plataforma com prova on-line

A Nochalks também possui uma plataforma EAD completa, com área de membros, recursos de marketing e para reforçar o branding de sua instituição. A quantidade de provas é ilimitada e vem com todos os recursos citados neste texto: montagem facilitada, correção automática e lançamento das notas no sistema.

Também temos recursos anti-pirataria e sequestro de dados. Possuímos, ainda, tecnologias que melhoram a navegabilidade nas aulas e melhoram a experiência de todos: alunos, administradores, equipe de gestão e estudantes.

Peça uma demonstração gratuita: https://nochalks.com/plataforma-ead

Rolar para cima